Início / Notícias / BootCamp NEETS in ACTION.

BootCamp NEETS in ACTION.

Para problemas complexos, soluções fora da caixa!

 

Nos dias 18 e 19 de julho decorreu a iniciativa BootCamp Neets in Action inserida no projeto “ComNetNEET” - Community Networking for Integration of Young People in NEET Situation”.

Dos 15 jovens que iniciaram o BootCamp, 10 terminaram a iniciativa com sucesso! O BootCamp dirigiu-se a jovens dos 18 aos 29 anos que não se encontram a estudar, nem a frequentar qualquer curso de formação, nem tão-pouco a trabalhar.

Durante dois dias de trabalho intenso com os jovens, o nosso objetivo foi “chegar” até eles através de metodologias não-formais e motivá-los para o teste piloto, coordenado pela Câmara Municipal de Lisboa, que decorre nas freguesias da Ajuda e de Marvila até outubro de 2019.

Jovens que terminaram com sucesso as diversas etapas do BootCamp, 19-07-2019, LX Jovem CML

 

Dia 1

Quebra Gelo e Team Building

A TESE – Associação para o Desenvolvimento foi responsável pelas dinâmicas de Quebra Gelo e de Team Building. Os jovens, oriundos de territórios distintos traziam consigo experiências muito diversificadas quer face ao seu percurso educativo/formativo, quer face ao contacto com o mundo de trabalho.

  • O exercício de «Quebra Gelo» promoveu informalmente o conhecimento entre os participantes, apoiou uma reflexão focada nas suas potencialidades e fez a ponte para a temática seguinte “Marca pessoal”.
  • A dinâmica «Spaghetti Marshmallow Challenge» desenvolveu a importância do trabalho em equipa e da superação de metas; as competências de planeamento, identificação e utilização de recursos, resiliência e orientação para a ação; explorou o grau de experiência e preparação face ao mercado de trabalho e fez a ponte para a temática “Mercado de trabalho”.

    

«Quebra Gelo» e «Team Building» pela TESE – Associação para o Desenvolvimento, 18-07-2019, LX Jovem CML

 

Marca pessoal

No 1º dia de BootCamp a Fábrica do Empreendedor trabalhou com os jovens a importância da sua marca pessoal:

  • Houve um debate de ideias sobre o autoconhecimento; o aumento da confiança e da visibilidade; a criação de um foco no percurso formativo e profissional; a comunicação clara e com originalidade.

No final da sessão, através do exercício «Exclusive Person», os jovens construíram um Mural com as suas Impressões digitais! A Fábrica do Empreendedor motivou os jovens para os dois dias de BootCamp.

  

«Como deixar a tua marca pessoal» pela Fábrica do Empreendedor 18-07-2019, LX Jovem CML

 

 

Mitos sobre o trabalho

A sessão dinamizada pelo Projeto Jobster foi intimista e procurou desmitificar algumas ideias pré-concebidas sobre o mercado de trabalho e informar os jovens sobre programas de capacitação, de formação e de qualificação.

Falou-se ainda das diferentes modalidades de acesso ao mercado de trabalho, dos diferentes tipos de contratos, e o quão importante é para os jovens, desde cedo, o contacto com o mundo laboral, antes de escolherem a sua profissão.

  

«Navegar no mercado de trabalho» pelo Projeto Jobster 18-07-2019, LX Jovem CML

 

Bingo Azul

O Clube Intercultural Europeu apresentou o Blue Generation Project num ambiente descontraído através do exercício da Bola Positiva. A partir do vídeo Blue Generation fez-se a introdução no tema da Economia Azul.

O dia terminou com um exercício do «Bingo Azul». O objetivo foi diagnosticar o conhecimento dos jovens; promover a troca de conhecimentos e de ideias entre o grupo e apresentar as diferentes áreas de trabalho na Economia Azul.

  

«Blue Generation Project» pelo Clube Intercultural Europeu 18-07-2019, LX Jovem CML

 

Dia 2

Cidadania Ativa

A European Association of Young Educators promoveu o tema da cidadania ativa, através da valorização da importância do papel cívico dos jovens enquanto motores de transformação social.

  • O tema foi debatido através da resposta a questões projetadas via Mentimeter: «O que é a Cidadania? O que é um bom/boa Cidadão/Cidadã? Porque é que a Cidadania Ativa é tão importante? Quais são as responsabilidades/ deveres dos Cidadãos?»  
  • A este exercício individual, seguiu-se um exercício de grupo: «Quais são os obstáculos à participação dos jovens na freguesia? Pensa numa forma de contrariar um desses obstáculos! Pensa numa forma concreta de exercer o direito de Cidadania Ativa enquanto jovens Cidadãos!»

  

«Cidadania Ativa» pela European Association of Young Educators, 19-07-2019, LX Jovem CML

 

Ser Emprendedor

No 2º dia de BootCamp a Fábrica do Empreendedor trabalhou as competências empreendedoras dos jovens - RIR:

  • Resiliência;
  • Iniciativa;
  • Relacionamento;

Os jovens tiveram oportunidade de conhecer Bruno Miguel Oliveira, da Barbearia Oliveira. Um empreendedor que seguiu a sua paixão! Apesar das adversidades, conseguiu montar um negócio sustentável, em parceria com o irmão, criar uma marca. Um exemplo para os jovens presentes, para também eles serem verdadeiros empreendedores.

  

«Ser Empreendedor» pela Fábrica do Empreendedor, 19-07-2019, LX Jovem CML

 

Estágios/ Valorização Profissional

Na sessão dinamizada pela CML / DDF foram apresentadas as diversas hipóteses de estágios na CML, de forma muito positiva e ativa, bem como os programas de valorização profissional que a Autarquia promove dirigidos a todos os cidadãos, entre eles os jovens na faixa etária dos 18 aos 29 anos.

Uma jovem de origem alemã, e que se encontra a estagiar na CML, partilhou também os benefícios dos estágios internacionais, e a sua experiência: antes de escolher uma profissão, teve oportunidade de realizar diversos estágios de curta duração em áreas tão distintas como o apoio a crianças, a jovens adultos, etc, o que contribuiu para a sua valorização profissional.

  

«Estágios / Valorização Profissional» pela CML /DDF, 19-07-2019, LX Jovem CML

 

Oficinas

A CML / DDS e CML/ DDF estruturou a sessão de forma interativa e colaborativa, apelando ao trabalho em grupo com os jovens. Pretendeu-se aferir o que os jovens aprenderam com a experiência: «um detalhe; algo a não esquecer; algo que não gostaram; algo que gostariam de mencionar de positivo».

A sessão levantou ainda pistas de trabalho futuras em termos de intervenção:

  • foram os jovens que identificaram os problemas mais complexos;
  • apontaram possíveis formas de resolver esses problemas;
  • e definiram os próximos passos.

  

«Oficinas» pela CML / DDS e CML / DDF, 19-07-2019, LX Jovem CML

 

Próximos Passos – possíveis alternativas

  • Sessões individuais com alguns dos jovens para dar continuidade ao plano de ação individual;
  • Sessões de grupo para promoção de competências de empregabilidade e de áreas a melhorar;  
  • Ou sessões de mentoria para fomentar um maior contacto dos jovens com o contexto profissional;
  • Outras atividades desenvolvidas em contexto de trabalho/formativo como os estágios, visitas a empresas, “job-shadowing”, participação em feiras, etc.;
  • E ainda o encaminhamento para outros serviços.  

«Oficinas» pela CML / DDS e CML / DDF:

Principais problemas identificados pelos jovens

«Oficinas» pela CML / DDS e CML / DDF:

Proposta de soluções encontradas pelos jovens

«Oficinas» pela CML / DDS e CML / DDF:

Próximos passos na intervenção

 

O projeto Projeto “ComNetNEET” - Community Networking for Integration of Young People in NEET Situation” é financiado pelo Programa Erasmus +, Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas, Parcerias estratégicas nos domínios da educação, formação e juventude.





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400 *

Porto

223 392 680 *

Coimbra

239 851 360 *

*Chamada para a rede fixa nacional