Início / Notícias / Aprendizagem em contexto de trabalho: boas práticas e retorno do investimento

Aprendizagem em contexto de trabalho: boas práticas e retorno do investimento

APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE TRABALHO: BOAS PRÁTICAS E RETORNO DO INVESTIMENTO  

 

O seminário nacional e evento multiplicador do Projeto ROI - Return on Investment of Work Based Learning and Apprenticeships realizou-se a 8 de novembro de 2019, no auditório do CECOA em Lisboa, subordinado ao tema “APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE TRABALHO: BOAS PRÁTICAS E RETORNO DO INVESTIMENTO”.

Este projeto europeu é liderado pela Technical University of Kosice, da Eslováquia, sendo o CECOA o parceiro nacional.

O seminário teve como objetivo:

- Evidenciar os benefícios da aprendizagem em contexto de trabalho para as empresas em particular para as PMEs, para os operadores de formação e para os beneficiários;

- Motivar a um maior envolvimento das PMEs com o sistema de EFP - Educação e Formação Profissional, em especial com a aprendizagem em contexto de trabalho;

- Demonstrar os benefícios das parcerias entre as PMEs o sistema de EFP; 

- Apresentar um modelo e uma ferramenta digital para cálculo do ROI da aprendizagem em contexto de trabalho;

- Apresentar um “Guia de Boas Práticas” sobre esta matéria, também desenvolvido no âmbito do projeto.

As boas-vindas foram da responsabilidade de Isabel Silva Luís, Diretora do CECOA.

O programa começou com o tema dos “Benefícios da aprendizagem, da formação em contexto de trabalho e dos estágios para as PMEs: incentivos e resultados”, apresentado por Andreia Mateus e por Sandra Tomás do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional.

A representante da DGERT - Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, Fernanda Ferreira, apresentou a Rede Refernet e de como esta rede serve o propósito da dinamização do Ensino e da Formação Profissional e de como o tema da aprendizagem em contexto de trabalho é um dos temas centrais.

Teresa Ferreira, da CML - Câmara Municipal de Lisboa e Mónica Leonardo da APEA – Associação Portuguesa de Emprego Apoiado desenvolveram o tema da “Motivação das PMEs para a aprendizagem em contexto de trabalho” e partilharam a experiência da Redemprega Lisboa nesta matéria.

Após a pausa para café e um breve período de networking, Vanda Vieira do CECOA apresentou o Projeto ROI, nomeadamente o “Modelo e a ferramenta digital para cálculo do retorno do investimento e o Guia de Boas Práticas”.

Duas PMEs nacionais, a Pinto & Cruz Gestão, representada por Eliana Costa e a Gateleven, representada por Bruno Fonseca, deram o seu testemunho enquanto PMEs “Amigas” da Aprendizagem em Contexto de Trabalho.

Houve ainda a Atribuição do Selo de Boas Práticas a estas empresas pelo Presidente do Conselho de Administração do CECOA, João Lourenço, que encerrou o evento.

O evento contou com a participação de 79 participantes, oriundos de empresas, associações empresariais, entidades formadoras/centros de formação, autarquias, ONGs.  entidades públicas e privadas do setor da Educação e da Formação Profissional bem como entidades de enquadramento e suporte empresarial de diversa natureza.

Mais informação sobre o Projeto disponível em: 

https://www.cecoa.pt/custompage/projects?tproj=internacional&aid=137 (resultados/produtos)

Ferramenta online disponível em: 

http://roiwbl.eu/calculator/?lang=pt(versão portuguesa)

http://roiwbl.eu/pt-pt/digital-tool/

Os suportes às apresentações efetuadas no evento estão disponíveis nos links abaixo: 

Deixamos ainda algumas fotos do seminário.

    





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400 *

Porto

223 392 680 *

Coimbra

239 851 360 *

*Chamada para a rede fixa nacional