Início / Notícias / Questionário de Acompanhamento Pós-Formação

Questionário de Acompanhamento Pós-Formação

E depois do curso?

 

Os resultados do questionário Acompanhamento Pós-Formação realizado junto dos ex-formandos dos cursos das modalidades EFA (Educação e Formação de Adultos) e CET (Especialização Tecnológica) que terminaram no ano de 2018 indicam-nos que o investimento que estas pessoas fizeram na sua formação foi uma mais valia: 39% ficaram integrados na empresa/entidade onde realizaram o estágio, 7% começaram novo emprego logo após o fim do curso, 16% começaram novo emprego 3 meses após o fim do curso e 13%, 6 meses após o fim do curso.

À data de resposta do questionário (entre julho e setembro de 2019) cerca de 84% estavam empregados, sendo que 65% estavam a trabalhar por conta de outrem, 10% eram profissionais liberais, 6% eram estudantes e 3% eram empresários.

Quanto à natureza do vínculo contratual, 55% desses formandos têm um contrato a termo e 45% possuem um contrato sem termo.

O curso que apresenta percentagens mais elevadas de empregados é o de Técnico Especialista em Comércio Internacional com todos os ex-formandos que responderam ao questionário empregados, seguido do Técnico de Logística e do Técnico de Contabilidade com apenas 1 dos ex-formandos desempregado.

Questionados sobre a relevância do curso que frequentaram no CECOA para a situação profissional atual, cerca de 39% consideraram que foi decisivo, 19% referiram que foi muito importante e 26% consideraram que foi importante.

Partilhamos algumas das respostas dadas pelos nossos formandos sobre a importância da formação que fizeram no CECOA:

“Abriu-me as portas do mercado de trabalho. Serviu para complementar a minha formação académica. O Estágio profissional, que me agradou quando me inscrevi no curso, creio que foi fundamental para a minha situação atual.”

“A formação no CECOA foi decisiva para a minha vida profissional. Consegui encontrar emprego com bastante rapidez e facilidade após o curso. Gostei imenso do CECOA, da equipa pedagógica que é 100% profissional e do curso em geral.”

“O início de uma carreira.”

“Uma nova oportunidade para ingressar no mundo profissional.”

“Esta formação foi sem dúvidas uma mais valia tanto a nível pessoal como profissional. Proporcionou-me muitas ferramentas para entrar no mercado de trabalho e acreditar no meu potencial. O meu muito obrigado!”

Sobre o estudo

Para a realização deste estudo, foi solicitada a participação de todos os formandos que concluíram com aproveitamento ações de formação nas modalidades EFA e CET, entre janeiro e dezembro de 2018 (foram inquiridos 79 formandos), tendo-se obtido 31 respostas representando uma taxa de resposta de 39%.

Foram inquiridos os formandos que frequentaram os cursos Técnico Especialista em Comércio Internacional, Técnico de Contabilidade, Técnico Comercial e Técnico de Logística.

Os dados foram recolhidos com base num questionário, aplicado através de um formulário google, entre julho e setembro de 2019.

 

 





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400

Porto

223 392 680

Coimbra

239 851 360