Início / Notícias / Para um futuro digital mais inclusivo: desafios e oportunidades

Para um futuro digital mais inclusivo: desafios e oportunidades

 

A EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza, no âmbito do plano de atividades definido ao abrigo do protocolo de cooperação celebrado entre a EAPN Portugal e o IEFP, IP, tem vindo a desenvolver um ciclo de workshops regionais (Porto, Lisboa e Coimbra) em torno dos novos desafios que a digitalização coloca no futuro do trabalho.

O objetivo fundamental é o de promover a reflexão, debate construtivo e abrir caminho à produção de contributos sobre o desenho de novas propostas para maior eficácia na promoção de competências, melhor empregabilidade e emprego mais protegido. Do diálogo promovido entre serviços públicos de emprego e formação, setor privado e organizações da economia social, resultará um documento com recomendações a apresentar na Conferência Internacional, agendada para 10 de dezembro. 

O CECOA foi convidado a participar no workshop de Lisboa, no qual a sua diretora, Isabel Silva Luís, se juntou a outros diretores e técnicos de serviços de emprego e formação profissional, de entidades formadoras, de empresas e associações empresariais e de organizações da economia social para, em mesas de trabalho, refletirem sobre:

- O desafio da regulamentação dos novos empregos e direitos sociais;

- O desafio de modelos mais inclusivos de educação: educação/formação inicial e contínua, reconversão profissional e formação ao logo da vida;

- Os desafios das dimensões éticas, sociais e legais da digitalização do trabalho.

As mesas de trabalho foram antecedidas da sessão de abertura realizada pela Diretora da EAPN Portugal, Dra. Sandra Araújo, e de uma interessantíssima comunicação de enquadramento realizada pelo Prof. Sebastião Feyo de Azevedo, Professor Emérito da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

 





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400

Porto

223 392 680

Coimbra

239 851 360