Início / Notícias / Panorama Internacional: Os projetos DigiVET e ComNetNEET

Panorama Internacional: Os projetos DigiVET e ComNetNEET

 

Inovação em tempos de pandemia

 

 

Em 2020, inovação, flexibilidade e rápida capacidade de resposta à mudança foram palavras de ordem no CECOA!

 

Na Unidade de Inovação e Desenvolvimento começávamos o ano com um calendário muito apertado em termos de eventos de disseminação presenciais planeados, precisamente porque estávamos no último ano de implementação de um projeto ERASMUS +, o Projeto ComNetNEET. E os últimos meses de trabalho deste tipo de projetos são sempre bastante fortes na organização de atividades de comunicação e de exploração dos produtos concebidos.

 

Contudo, com a chegada da pandemia Covid-19 e à medida que ela se instalava definitivamente nas nossas vidas, mudámos a estratégia e rapidamente nos adaptámos às novas circunstâncias, o que se refletiu na organização das atividades previ stas e na prioridade dada a atividades e sessões online. Quem trabalha em projetos de cooperação europeia sabe que grande parte da nossa interação é feita a distância, com ou sem pandemia, ou seja, estas práticas já fazem parte da nossa forma de trabalhar, mas nunca de uma forma tão intensa!

 

 

O que mudou, entretanto, no âmbito do Projeto ComNetNEET:

  • A atividade de aprendizagem promovida pelo parceiro do projeto, TESE – Associação para o Desenvolvimento organizou-se em formato online através da Plataforma Zoom e nem por isso deixou de ser interativa; houve a combinação de sessões plenárias com sessões de trabalho de grupo colaborativo, em salas separadas, permitindo reflexões e discussões em equipa.

 

 

  • Também para o seminário nacional e a conferência final optámos, mais uma vez, por um formato online: 
    1. O seminário nacional, de capacitação de técnicos e de experimentação foi promovido pela TESE – Associação para o Desenvolvimento, no qual apresentámos e explorámos o Referencial de Formação “Como aplicar com sucesso o modelo de intervenção dirigido a jovens em situação NEET”;
    2. A conferência final apresentou todos os produtos desenvolvidos e houve espaço também para discutir o impacto e a sustentabilidade do projeto. Foi uma breve mostra daquilo que se fez ao longo de 3 anos e 2 meses de execução deste projeto, tendo sido organizada em parceria, com a coordenação do CECOA enquanto parceiro promotor.

 

 

E no âmbito do Projeto DigiVET:

Pela sua natureza, este projeto já privilegia o digital, e como tal, as mudanças foram menos significativas, ainda assim, também a atividade de aprendizagem, prevista decorrer presencialmente no Reino Unido, foi organizada através da plataforma Teams. Neste caso, a opção recaiu sob um formato modular, com sessões organizadas semanalmente, tendo por objetivo a promoção das competências digitais de formadores/coaches e de tutores de PME. Estas sessões visam fornecer material e recursos de informação que suportem o uso de meios digitais na formação e na aprendizagem em contexto de trabalho.

 

Projeto CNN:

https://neetsinaction.eu/

https://www.facebook.com/neetsinaction/

 

Projeto DigiVET:

https://digivetproject.eu/

https://www.facebook.com/Digivetprojecteu-110770224043930

 




Contacte-nos

Lisboa

213 112 400 *

Porto

223 392 680 *

Coimbra

239 851 360 *

*Chamada para a rede fixa nacional