Início / Notícias / A Delegação Centro do CECOA concluiu o primeiro curso EFA de Técnico/a de Estética e Bem-Estar.

A Delegação Centro do CECOA concluiu o primeiro curso EFA de Técnico/a de Estética e Bem-Estar.

 

A 16/02/2023 concluímos, na Delegação Centro do CECOA, o primeiro curso EFA de Técnico/a de Estética e Bem-Estar que, apesar de ser um pouco diferente da nossa oferta formativa habitual, pretende formar técnicos para colmatar uma necessidade muito requerida nos dias de hoje: o Bem-estar físico e psicológico.

Foram 1475 horas de muito trabalho, trabalhando 16 tipos de massagens diferentes. Foi necessária muita resiliência, esforço e dedicação, quer por parte dos formandos, como da equipa pedagógica.

Foi, para todos os intervenientes, um processo de adequação e aprendizagem grande, uma vez que devido à pandemia do Covid-19, tivémos de adaptar o processo de aprendizagem, para reunir condições de segurança para todos: adaptámos salas de formação, fizemos sessões online, e, quando a situação epidemiológica melhorou, começámos com as sessões práticas. Nesta fase tiveram a possibilidade de colocar em prática conceitos teóricos da massagem e aprender a manusear todos os equipamentos/aparatologia que existem nas salas de formação do CECOA: pressoterapia, radiofrequência, cavitação, electroestimulação entre outros.

 

Realizámos diversas visitas de estudo, nomeadamente a um SPA e a centros de massagem onde conversaram com os responsáveis e aprenderam com os seus testemunhos. Visitaram, também, exposições sobre o corpo humano, ótimos veículos para consolidar conceitos teóricos aprendidos em sala.

O percurso formativo terminou com a Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT), onde os formandos colocaram em prática os seus conhecimentos, com o contacto diretos com profissionais e clientes, numa aprendizagem on-job de enorme importância. É com muito orgulho que constatamos que 43% dos nossos formandos ficaram a trabalhar no local de estágio que lhes foi atribuído., comprovando a alta qualidade da formação no CECOA. 

O curso terminou, oficialmente, com a última sessão de PRA (Portefólio Reflexivo das Aprendizagens) onde cada formando dispôs de 15-20 minutos, para demonstrar o seu profissionalismo, aplicando algumas massagens, simulando a receção do cliente e apresentando uma reflexão sobre os serviços que poderiam oferecer, caso criassem uma empresa.

Com este sucesso e, tendo em conta a necessidade de profissionais no mercado, já estamos a programar uma nova edição deste curso, que irá decorrer nas instalações do CECOA em Coimbra. Se gostaria de se qualificar na área das massagens ou conhece alguém que possa estar interessado, contacte-nos.

 





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400 *

Porto

223 392 680 *

Coimbra

239 851 360 *

*Chamada para a rede fixa nacional