Início / Notícias / Implementação e Sustentabilidade de Redes de Qualidade: Qualifica em Rede

Implementação e Sustentabilidade de Redes de Qualidade: Qualifica em Rede

“Implementação e Sustentabilidade de Redes de Qualidade” foi o mote escolhido para o evento nacional do projeto europeu QUANTUM, que a UIN (Unidade de Inovação e Projetos) do CECOA organizou, no seu auditório em Lisboa, no dia 29 de março, entre as 10:00 e as 13:00. Sob este mote, o CECOA   apresentou o projeto, seus objetivos e resultados, com destaque para o estabelecimento, a nível nacional, de uma rede informal de Centros Qualifica, denominada Qualifica em Rede (QR). À equipa do projeto, juntaram-se 4 entidades convidadas: a ANQEP, I.P., a Rede de Centros Qualifica do Ave, o Centro Qualifica do Seixal e o IEFP para apresentarem a sua visão sobre trabalho em rede e sobre qualidade no Ensino e Formação Profissionais (EFP) com particular enfoque nos Centros Qualifica e no processo de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) em Portugal.

A abertura do evento foi feita pela Diretora interina do CECOA e Coordenadora do Centro Qualifica do CECOA, Sílvia Coelho, que tem vindo a trabalhar lado a lado com a equipa do projeto, na implementação e sustentabilidade da rede informal de Centros Qualifica “Qualifica em Rede” (QR).

Maria João Alves, Chefe de Divisão do Acompanhamento aos Centros Qualifica, da ANQEP, I.P, partilhou com a audiência a visão de política pública da Agência Nacional numa intervenção subordinada ao tema “Garantia da Qualidade dos Centros Qualifica: Quadro de Referência e Metas”. A “Carta de Qualidade dos Centros Qualifica” aprovada em junho de 2022 foi tema central da sua intervenção, explorando-se a sua dimensão de suporte à garantia da qualidade na atividade e práticas do Centros Qualifica, e enfatizando-se a importância da autoavaliação, a par dos mecanismos de monitorização e avaliação externa preconizados pelo modelo de garantia da qualidade dos Centros Qualifica bem como a importância do trabalho em rede e em parceria. A este propósito deixou notícias sobre os resultados que sairão em breve relativamente às candidaturas aos Projetos Locais Promotores de Qualificações de nível B1/B2/B3, sublinhando que foram efectuadas cerca de 148 candidaturas válidas. Referiu ainda que, até ao momento, há 1 milhão e 100 mil de certificações atribuídas no âmbito dos CQ dos quais apenas 11% correspondem à certificações totais. Dos cerca de 870 mil inscritos nos CQ, 90% foram reencaminhados até ao momento.

Sílvia Coelho (CECOA) e Maria João Alves (ANQEP)

De seguida, a UIN apresentou o projeto europeu QUANTUM, cofinanciado pelo Programa Erasmus+, o seu desenvolvimento em Portugal, bem como no espaço europeu. Este projeto tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade do EFP na Europa através de uma abordagem assente numa lógica de redes de qualidade (RQ) nacionais/regionais e de cooperação entre stakeholders. Conta com parceiros de Portugal, Eslováquia, Itália e Áustria, tendo tido início em dezembro de 2020 e terminando formalmente em maio de 2023.

A Equipa do CECOA apresentou o projeto, partilhando objetivos, resultados e ações futuras. Numa intervenção subordinada ao tema “Abordagem QUANTUM: A implementação e sustentabilidade da Rede de Qualidade - Qualifica em Rede”, a equipa de projeto explicou a lógica subjacente à opção pela criação, em Portugal, de uma rede de qualidade nacional e informal focada num subsector específico da EFP em Portugal – os Centros Qualifica e os processos de orientação, encaminhamento e RVCC, rede denominada Qualifica em Rede (QR).

Foi, ainda, partilhado, o trabalho da rede até ao momento em termos da definição da identidade, objeto, estrutura e organização de funcionamento, comunicação institucional e, muito importante, que ações esta Rede pretende levar a cabo num futuro próximo.

Sílvia Coelho (CECOA) e Xénia de Carvalho (CECOA)

No seguimento de uma intervenção ocorrida no 1º Encontro dos Qualifica em Rede (QR), que decorreu em fevereiro, Cláudia Costa, do Centro Qualifica do Município de V.N. Famalicão, partilhou a “Qualidade em Rede Local: o caso da Rede de Centros Qualifica do Ave”. Cláudia Costa falou sobre a importância das parcerias e do trabalho em rede com atores locais, de forma a concertar práticas e métodos de trabalho, reforçando os mecanismos de articulação e cooperação institucional, dinamizando, desta forma, iniciativas conjuntas entre Centros Qualifica, mas também outros operadores locais, como associações empresariais da região, agrupamentos de escolas, associações de desenvolvimento local, centros de formação e o município da região.

Sílvia Coelho (CECOA) e Cláudia Costa (Centro Qualifica do Município de V.N. Famalicão)

Manuela Mariani e Natália Paulino, do Centro Qualifica do Seixal, representando também o IEFP, I.P., apresentaram o “Projeto Centro Qualifica Digital: Instrumento ao Serviço da Qualidade”, salientando que o desafio deste projeto não é a tecnologia, não é o digital, é a diversidade, é a inclusão e que ser digital não significa ser exclusivamente para uso a distância, mas também para uso presencial. O objetivo do Qualifica Digital é a promoção da qualidade e eficácia nos processos de RVCC criando autonomia, modernizando, humanizando e desmistificando o processo de RVCC, assente numa estrutura simples, clara e objetiva e num modelo de micro-learning.

Manuela Mariani e Natália Paulino, Centro Qualifica do Seixal

A experiência piloto realizada no Seixal foi partilhada com os mais de 50 participantes presentes neste evento e oriundos de diversos Centros Qualifica, entre coordenadores, técnicos de ORVC (Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências), bem como formadores e formandos do EFP.

No encerramento, fizemos uma fotografia de grupo a pedido do nosso colega Pedro Magalhães, que para além de integrar a UIN, foi o repórter fotográfico do evento, em conjunto com o Bruno Ferreira, o nosso technological wiseman.

Cláudia Costa, Maria João Alves, Sílvia Coelho, Xénia de Carvalho, Manuela Mariani, Natália Paulino e Cristina Dimas

 

 

*Um agradecimento especial aos formand@s do EFA de Técnico de Secretariado, que com a coordenação da Lígia Veloso, da Unidade Qualificação e Certificação, apoiaram a Ana Paula Fonseca da UIN na receção dos nossos convidados. A Sandra Rodrigues, da equipa da UIN, deu-nos sugestões criativas e muito úteis para que o evento decorresse de forma tranquila. À Paula Pedreira, secretária da Direcção, um agradecimento especial pela capacidade de organização de eventos. Por último, e pelo ‘olho de lince’, à Cristina Dimas, que coordena a UIN, e tem vindo a trabalhar no projeto desde o início.

 

 

 





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400 *

Porto

223 392 680 *

Coimbra

239 851 360 *

*Chamada para a rede fixa nacional