Start / Notícias / ERA DIGITAL: APRENDIZAGEM DIGITAL

ERA DIGITAL: APRENDIZAGEM DIGITAL

ERA DIGITAL: APRENDIZAGEM DIGITAL
DIGITAL ERA: DIGITAL APPRENTICESHIP
24 de maio 2023 | Evento Multiplicador DIGIGO
May 24th 2023 | Multiplier event DIGIGO


No passado dia 24 de maio de 2023 decorreu, no CECOA em Lisboa, o evento multiplicador do projeto DIGIGO. Este evento, dedicado ao tema das competências digitais para o mercado de trabalho, reuniu 64 participantes. O objetivo do evento foi apresentar os objetivos e resultados do projeto Erasmus + DIGIGO, bem como dar a conhecer outras boas práticas nacionais focadas no desenvolvimento de competências digitais, na perspetiva de formandos/aprendentes e de formadores/tutores. Integrando a apresentação do projeto, um pequeno vídeo produzido pelas estagiárias do CECOA Sophie Peters e Lizzy ten Cate foi apresentado (e aplaudido) pela audiência. Click em cima da imagem abaixo para ver o vídeo.

On the 24th of May 2023 the multiplier event of the DIGIGO project took place in CECOA in Lisbon. This event was dedicated to the topic of digital skills in the labour market and got together 64 participants. The objective of the event was to present the objectives and results of the Erasmus + DIGIGO project as well as to showcase other national good practices focused on the development of digital skills, from learners and trainers/tutors’ perspective. As part of the project presentation a short video produced by CECOA interns Sophie Peters and Lizzy ten Cate was presented (and applauded) by the audience. Click on the image below to see the vídeo.

 

 

 

  

Sílvia Coelho, Diretora Interina do CECOA abriu o evento com uma calorosa receção. De seguida, Xénia de Carvalho numa apresentação subordinada ao tema “DIGIGO: das boas práticas à testagem de novos modelos de aprendizagem digital em contexto de trabalho” apresentou o projeto DIGIGO, os seus objetivos, parceiros, atividades desenvolvidas em Portugal e resultados nomeadamente, um programa de formação em acesso livre e em regime de e-learning sobre competências digitais para formadores e tutores, uma metodologia para a digitalização das aprendizagens, um e-book com histórias de sucesso e um conjunto de vídeos espelhando os resultados do teste da metodologia nos diferentes países parceiros.

Sílvia Coelho, CECOA Interim Director opened the event with a warm welcome towards the audience. After that Xénia de Carvalho presented the DIGIGO project, its objectives, partners, activities developed in Portugal and results namely, an e-learning training program on digital competences for trainers/tutors, a methodology for the digitalization of the apprenticeships, an e-book with successful stories and a set of videos showing case the testing of the methodology in the different partners countries.

 


Da esquerda para a direita: Xénia de Carvalho | Sílvia Coelho | João Lourenço
From left to right: Xénia de Carvalho | Sílvia Coelho | João Lourenço

 

João Lourenço, Coordenador do CNQF (Centro Nacional de Qualificação de Formadores), IEFP, I.P.
João Lourenço, Coordinator of the national center for trainers’ qualification, IEFP, I.P.


João Lourenço apresentou as ofertas formativas do CNQF números e experiência na área da formação de e-formadores, destacando o boom desta atividade como resultado direto das necessidades de formação decorrentes da pandemia. Assim, de abril a agosto de 2020, foram realizadas 114 ações de formação baseadas no referencial do curso de e-Formador, com 2048 formandos inscritos dos quais aproximadamente 80% concluíram o curso com sucesso.

João Lourenço, presented CNQF training offers, numbers and experience in the area of e-trainers training, emphasizing the boom in this activity as a direct result of the needs raised by the pandemics.
From April to August 2020, 114 e-trainers courses were developed, involving 2048 participants. From those almost 80% succeeded completing the training. 



Da esquerda para a direita: Pedro Barbosa Cabral | João Mouro| Homero Cardoso
From left to right: Pedro Barbosa Cabral | João Mouro| Homero Cardoso

Depois da pausa para café foi a vez de Pedro Barbosa Cabral falar da experiência da plataforma NAU. Pedro Barbosa Cabral é gestor e especialista em aprendizagem digital. A NAU é um projeto da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, pioneiro no ensino e formação online e que que consiste numa plataforma de MOOC com conteúdos gratuitos e lecionados maioritariamente em português, promovidos em conjunto com entidades de relevo dos sectores público, ensino superior e privado.

After the coffee break it was Pedro Barbosa Cabral's turn to talk about the experience of the NAU platform. He is a manager and specialist in digital learning. NAU is a project of FCT - the Foundation of Science and Technology, pioneer in teaching and training online, consisting of a MOOC platform with free contents mostly in Portuguese, promoted together with relevant public entities as well as higher public and private education institutions.

 


Da esquerda para a direita: João Mouro |Pedro Barbosa Cabral | Homero Cardoso
From left to right: João Mouro |Pedro Barbosa Cabral | Homero Cardoso

 

João Mouro da Nova School of Business and Economics (SBE) foi a segunda pessoa após o intervalo a intervir, apresentando a sua experiência com o Moodle, um dos mais conhecidos sistemas de gestão das aprendizagens (LMS) e plataformas de e-learning, a nível mundial. João Mouro apresentou vários exemplos e boas práticas sobre como utilizar o Moodle de forma eficaz, promovendo o potencial da aprendizagem assincrónica.

João Mouro from Nova School of Business and Economics (SBE) was the second person after the break to take the floor to talk about his experiences using Moodle, one of the most well-known worldwide LMS -learning management systems and e-learning platforms. João Mouro presented several examples and good practices on how to use Moodle on an effective way, promoting the potential of asynchrony learning.

 

Homero Cardoso, Coordenador do INOV.CODE, TAGUSVALLEY
Homero Cardoso, Coordinator of INOV.CODE, TAGUSVALLEY

A apresentação final coube a Homero Cardoso, Coordenador do INOV.CODE, que partilhou com os presentes a experiência do TAGUSVALLEY, Tecnopolo do Vale do Tejo, Parque de Ciência e Tecnologia de Abrantes, nomeadamente e em particular o programa T-CODE, um programa dedicado ao combate à infoexclusão e a proporcionar oportunidades para o desenvolvimento de competências digitais a jovens, num ambiente social, colaborativo, flexível, criativo e divertido.

The final presentation was from Homero Cardoso, Coordinator of INOV.CODE, that shared with the audience the experience of TAGUSVALLEY, Tecnopolo of Vale do Tejo, Abrantes Science and Technology Park, namely and particularly the T-CODE program, a program dedicated to preventing info exclusion and give universal access to the development of digital skills to young people, in a social, flexible, collaborative, creative and fun environment.

* Um especial agradecimento às nossas estagiárias em mobilidade Sophie Peters e Lizzy ten Cate (alunas da escola holandesa AVENTUS) que fizeram a cobertura fotográfica do evento e colaboraram na redação desta notícia.
*Special thanks to our interns Sophie Peters and Lizzy ten Cate (students in mobility from the Dutch school AVENTUS) who did the photo coverage of the event and cooperate in the writing of this article.

 

 

 

 





Contact us

Lisboa

213 112 400 *

Porto

223 392 680 *

Coimbra

239 851 360 *

*Chamada para a rede fixa nacional