Microcredenciais e desenvolvimento de competências digitais no EFP
O projeto DIGIGO (2021-2023) promove o desenvolvimento de competências digitais no Ensino e Formação Profissional (EFP) em Portugal e na Europa. No dia 31 de maio, o CECOA e os seus parceiros europeus, cofinanciados pelo programa Erasmus+, encerraram oficialmente as atividades do DIGIGO. Não é o fim! Apenas começamos um novo caminho, a par e passo, com os noss@s formand@s e formador@s/tutor@s.
Para o futuro, Portugal, França, Países Baixos, Grécia, Malta e a República da Macedónia do Norte deixaram um e-book com as histórias de sucesso, vídeos sobre as aprendizagens (digitais) alcançadas e um curso de e-learning de acesso livre para quem quiser desenvolver as suas competências digitais orientando-se para o que são as necessidades do mercado de trabalho e para a digitalização dos processos de aprendizagem nas organizações. O curso segue a filosofia e recomendações da UE ao adotar uma lógica de “microcredenciais para a aprendizagem ao longo da vida” e foco na empregabilidade.
As microcredenciais certificam os resultados de aprendizagem na sequência de pequenas experiências como, por exemplo, um curso ou uma formação de curta duração. Oferecem uma forma flexível e direcionada de ajudar as pessoas a desenvolver os conhecimentos, as competências e as aptidões de que necessitam para o seu desenvolvimento pessoal e profissional (European Commission, European Education Area)[1].
- Espreite o e-book aqui
- Veja os vídeos no Youtube aqui
- Escolha aqui qual dos 7 módulos do curso de e-learning quer desenvolver
Melhore o seu processo de aprendizagem integrando-lhe competências digitais, contribua para a sua integração no mercado de trabalho. Não deixe para amanhã, o futuro é hoje! Boa aprendizagem!
Para mais informações consulte DIGIGO/CECOA
Para ir para o site do projeto clique aqui
[1] In https://education.ec.europa.eu/pt-pt/education-levels/higher-education/micro-credentials