Início / Notícias / Faça do vídeo o seu aliado no desenvolvimento de competências. Projeto DigiVET

Faça do vídeo o seu aliado no desenvolvimento de competências. Projeto DigiVET

Se é formador ou tutor este artigo interessa-lhe!

Reforço das competências em media digital de formadores/coaches/tutores de empresas, bem como estímulo à utilização de meios digitais por empresas (designadamente do vídeo) enquanto ferramenta de desenvolvimento é o foco do projeto Erasmus + “DigiVET - Digital Media for VET in SMEs”, um projeto liderado pela Universidade de Gloucestershire no Reino Unido que conta com parceiros de Portugal (CECOA) bem como da Alemanha, Áustria, Eslovénia, Roménia e Turquia.

 

Nesse sentido, o projeto desenvolveu uma série de recursos visando fomentar o uso de meios digitais na formação e na aprendizagem em contexto de trabalho bem como apoiar formadores/coaches/ tutores de empresas a desenvolver recursos vídeo enquanto instrumento pedagógico ao serviço da aprendizagem nas empresas, a saber:

 

Efetivamente, enquanto media digital, o vídeo tem a enorme vantagem de ficar disponível para uso e consulta, sempre e quando necessário, respeitando o ritmo de aprendizagem e as necessidades individuais de cada pessoa, entendendo-se, pois, como um excelente exemplo e aliado de uma aprendizagem, cada vez mais, individual, pessoal, a distância e assíncrona. A possibilidade de aprender ao nosso ritmo, no nosso tempo e no local escolhido por cada um de nós, é uma mais-valia nas empresas, que a pandemia e o recurso generalizado ao teletrabalho vieram somente enfatizar.

 

A aposta do projeto é no desenvolvimento de competências para a produção de vídeos (de cariz pedagógico/”instrucional”) que demonstrando/explicando rotinas ou processos de trabalho, de uma forma clara, dinâmica, visualmente atrativa e criativa, permitam, por exemplo, uma mais rápida e fácil integração e formação de novos colaboradores ou a explicação de um novo procedimento que a empresa queira implementar junto de atuais colaboradores.

 

Todos os recursos vídeos concebidos com o objetivo de apoiar formadores/coaches/ tutores de empresas a desenvolver/conceber recursos vídeo seja os produzidos pela equipa transnacional do projeto seja os produzidos com as empresas em cada país estão disponíveis no canal Youtube do projeto. Tire uns minutos para espreitar, em particular, a “produção nacional”, gostar e partilhar!

 

Dois dos recursos produzidos estão disponíveis para avaliação. Aceda, explore e dê o seu feedback!

Orientações em suporte vídeo para formadores/consultores/coaches de PMEs incluindo um tutorial para a produção de vídeos instrucionais/pedagógicosLink Avaliação

Programa de aprendizagem online para suporte ao desenvolvimento da aprendizagem digital nas empresasLink Avaliação

 

Para mais informações:

https://digivetproject.eu/pt-pt/

inova@cecoa.pt





Contacte-nos

Lisboa

213 112 400

Porto

223 392 680

Coimbra

239 851 360