Numa iniciativa liderada pelo IAPMEI em parceria com o CECOA, a CCP, a ACRAL levou-se à cidade de Faro, no passado dia 25 de outubro, informação e conhecimento relevante para o desenvolvimento da atividade das PME do setor do Comércio da região, promovendo o desenvolvimento das suas competências, nomeadamente no âmbito da internacionalização e digitalização do setor.
Perguntámos ao IAPMEI, impulsionador desta iniciativa, a razão que os levou a eleger o setor do Comércio e o Algarve para este “Dia Aberto ao Conhecimento”?
Carolina Travassos, IAPMEI, Centro de Apoio Empresarial do Sul – Algarve: “O Dia Aberto ao Conhecimento” é uma iniciativa do IAPMEI, que pretende dar a conhecer às empresas as competências e valências dos Centros de Conhecimento, bem como os serviços prestados a este universo, com o objetivo, de promover o reforço da sua capacidade de inovação e a sua ligação aos mesmos. A iniciativa concretiza-se, através da realização de sessões de trabalho, onde se promove a interação entres as entidades presentes, a transferência de conhecimento e a partilha de experiências.
Face à tipologia de empresas do Algarve em que o comércio é o setor com maior relevância na região, representando 21% das empresas, considerou-se que se poderia replicar o modelo de “Dia Aberto ao Conhecimento” com as entidades que detêm competências neste setor de atividade, nomeadamente o CECOA, a ACRAL e a CCP, tendo em vista idênticos objetivos: transferir informação e conhecimento relevante para o desenvolvimento da atividade das PME do Setor do Comércio e promover o desenvolvimento das suas competências.
Foram escolhidas como temáticas chave para esta iniciativa, a digitalização e a internacionalização, por considerarmos serem temáticas que valorizam e potenciam o desenvolvimento e modernização do setor.”
Dando corpo a esta iniciativa, diferentes organizações abordaram temas de interesse para empresários, empreendedores e trabalhadores do setor do comércio da região, começando, desde logo, por um painel enquadrador subordinado ao tema “PORTUGAL “ESTÁ NA MODA?“ - POTENCIAL DO SETOR DO COMÉRCIO” que contou com duas intervenções:
Houve, ainda tempo para enfatizar algumas das tendências futuras do setor em torno de eixos de evolução como a globalização, a internacionalização, a logística, a regulamentação europeia, a digitalização, o multicanal e a customização.
O segundo painel subordinado ao tema “COMÉRCIO NA ERA DIGITAL E INTERNACIONALIZAÇÃO” contou com 3 apresentações:
Foi, ainda, referido nesta apresentação que resultado deste estudo, o projeto desenvolveu 7 unidades de competência no domínio do comércio eletrónico em 2 áreas funcionais consideradas críticas para o setor (venda - incluindo prospeção, assistência, venda e pós-venda - e marketing) e 15 unidades de formação de curta duração que dão resposta às competências identificadas nas 7 unidades de competência, algumas em fase de teste nos países envolvidos na parceria: Portugal, Espanha e Áustria.
Num terceiro momento centrado na “INOVAÇÃO E CAPACITAÇÃO”, Lília Franqueira, responsável de formação da ACRAL deu conta das valências desta Associação Comercial em matéria de formação, destacando as ofertas de formação interempresas do seu catálogo mas também a capacidade da Associação para implementar soluções de formação à medida das necessidades de uma empresa ou de um grupo de empresas.
Ainda neste 3º momento, Cristina Dimas, Coordenadora da Unidade Inovação e Negócios do CECOA falou à audiência sobre “Novas Competências para o Setor: Internacionalização e Digitalização”, destacando a ideia de que existem muitas formas de “capacitar para inovar ou de inovar para capacitar”, sendo a organização de “Dias” como este uma excelente forma de o fazer! De entre as ofertas de formação e de inovação que resultam dos seus 30 anos de existência e experiência, a oradora destacou duas iniciativas do CECOA que tocam diretamente o tema: a experiência pioneira do CECOA de formação em comércio internacional de nível pós secundário não superior e o projeto ALL-ECOM em que participa, apresentando, aos empresários e empregados do setor presentes nesta iniciativa, um dos resultados do projeto, a edição piloto do curso em regime b-learning “Prospeção Comercial e Planeamento de Vendas através de Meios Interativos ou Digitais” a realizar entre janeiro e fevereiro de 2018. A oradora destacou a oportunidade que representa para os empresários/empregados do setor do comércio do Algarve a participação neste curso, pois sendo a distância, permite ultrapassar a barreira geográfica muitas vezes apontada como uma das razões para um menor investimento do setor do comércio da Região na capacitação dos seus RH e incentivou o contacto com o CECOA em caso de interesse.
Houve, ainda, tempo para informar a audiência de potenciais fontes de captação de competências e de ofertas de formação nas áreas da digitalização e da internacionalização, muitas das quais a distância e gratuitas, como é o caso de cursos online abertos e massivos (MOOCs) disponibilizados principalmente por Universidades, enfatizando que muitas vezes, parte da solução para a melhoria de competências nestas áreas, pode estar mesmo à distância de um click!
A sessão de trabalho terminou com um último painel dedicado ao tema “INVESTIMENTOS NO SETOR” no qual Carolina Travassos do Centro de Apoio Empresarial do Sul – Algarve do IAPMEI deu a conhecer as soluções que estão em vigor e que podem dar resposta a alguns investimentos neste setor, uma vez que não existe à data nenhuma solução específica dirigida ao comércio. Foram apresentadas soluções generalistas de crédito bancário, incentivos no âmbito do Portugal 2020 e benefícios fiscais que também se adequam ao setor do comércio.