Início / Inovação no CECOA / Projetos Internacionais

AVALNET - Training Evaluation and ROI Network

Este projeto tem como objetivo disponibilizar informações úteis sobre como fazer, boas práticas e exemplos de resultados de sucesso na área da Avaliação e do ROI da Formação; partilhar novas teorias bem como a sua aplicação; reportar tendências emergentes e apontar para as implicações mais relevantes das temáticas da avaliação e do ROI da formação. A principal finalidade desta Rede é a conceção, apresentação e transferência de produtos com carácter inovador na área da avaliação e do ROI tendo em vista contribuir para a melhoria da qualidade dos sistemas de Educação e Formação e respetivas práticas por toda a Europa.


 Ler mais

C.E.S.E - Inglês Comercial para Trabalhadores de PME’s

Este projeto tem como finalidade identificar materiais e metodologias para ensino e auto-estudo do inglês comercial junto de colaboradores de PMEs do setor do comércio.


 Ler mais

COMINTER – Implementação de um Perfil Europeu de Qualificação em Comércio Internacional

Produzir e implementar a nível europeu um referencial de qualificação na área do Comércio Internacional, suportado pela metodologia da ?profissionalização durável? e a promoção de transferência de créditos (ECVET) no seio da formação.


 Ler mais

CompServ SME - Competencies Development through Self-learning in Service SME’s

Desenvolver e testar instrumentos de autoaprendizagem destinados a reforçar o empowerment dos trabalhadores das PME’s do setor dos serviços e aproximar a organização do conceito de organização aprendente.


 Ler mais

CSR/SME - Promover a Responsabilidade Social nas PME

Este projeto tem como finalidade promover o debate sobre a Responsabilidade Social e sensibilizar as PME´s para a formação e implementação de boas práticas neste domínio.


 Ler mais

ELQ-SMEs - E-Learning Quality for SME’: Guidance and Counselling

Este projeto tem como finalidade promover o uso das novas tecnologias e o recurso a abordagens de orientação e aconselhamento tendo em vista incrementar a qualidade da aprendizagem, pelo acesso a recursos e serviços de formação online, bem como a ferramentas de avaliação da qualidade e do retorno do investimento do e-learning, dirigidos a pequenas e médias empresas do setor do comércio e serviços.


 Ler mais

EQUAL - Perfis de Formação para o Comércio Eletrónico – Necessidades de Formação

O projeto destina-se às PMEs do setor do comércio de retalho e tem como objetivos: Identificar perfis profissionais ou competências novas existentes ou emergentes resultantes do crescimento do comércio eletrónico; Conceber uma oferta formativa capaz de dar resposta às necessidades de formação identificadas, com base numa metodologia e instrumentos de ensino semi presencial e semi a distância com recurso às NTIC; Criar um grupo de discussão aberto para comparação da evolução do e-commerce e necessidades de formação decorrentes em diferentes contextos europeus no sentido de uma adequação permanente da oferta formativa; Criar uma metodologia que permita antecipar necessidades de Formação no setor.


 Ler mais

EUFACINET - European Faciliators Network

O objetivo geral do projeto é criar um repositório de conhecimento dos facilitadores de (auto-)aprendizagem no local de trabalho e apoiar o desenvolvimento de materiais e recursos. O projeto EUFACINET pretende transferir os resultados do projeto COMPSERV SME e de outros projetos, bem como desenvolver os materiais produzidos no âmbito do projeto COMPSERV SME para outros contextos nacionais e setoriais. O projeto tem, ainda, como objetivo apoiar a transferência do novo perfil profissional dirigido a PMEs, desenvolver e testar a metodologia e os instrumentos junto de PMEs, promover a versão eletrónica da plataforma dos Facilitadores Europeus e dinamizar uma Comunidade de Práticas dos Facilitadores.


 Ler mais

EURASMENT - European Assistant for Small and Medium Enterprises

O projeto EURASMENT tem como finalidade a produção e a implementação ao nível Europeu de um Perfil Profissional e de uma Qualificação para Assistente/Técnico de Gestão de PMEs, desenvolvidos com base na metodologia da profissionalização durável e que respeitem e apliquem os princípios ECVET de reconhecimento mútuo e mobilidade.


 Ler mais

EURO-AST - European Assistant

O objetivo geral deste projeto é desenvolver uma Qualificação/Certificação Europeia de Assistente de Direção, que respeite e aplique as especificações técnicas ECVET e que permita a transferência da experiência adquirida no âmbito de projetos como o COMINTER e o EURASMENT.


 Ler mais

InnoTrain CSR – Corporate Social Responsibility (CSR) as a qualification in vocational education and training - Innovative training program

International Entrepreneurship

O projeto tem como principal objetivo contribuir para o objetivo de Lisboa de tornar a Europa na economia líder a nível mundial, através da promoção do aumento da quantidade e da qualidade do empreendedorismo internacional.


 Ler mais

Peer Review Extended II

O projeto tem como objetivo a transferência e o desenvolvimento dos resultados de dois projetos anteriores, o Projeto Peer Review in Initial VET e o Projeto -Peer Review Extended, bem como a transferência da Metodologia Europeia de Revisão por Pares enquanto elemento do Quadro Comum Europeu de Referência para a Garantia da Qualidade da Educação e da Formação Profissional (CQAF - Common Quality Assurance Framework).


 Ler mais

Peer Review na Educação e Formação Profissional Inicial

Este projeto tem como objetivo introduzir a Revisão por Pares como um instrumento de garantia e desenvolvimento da qualidade da educação e formação inicial na Europa. O desenvolvimento de um standard Europeu para a implementação de Peer Review ou Revisão por Pares promoverá a cooperação e o entendimento, bem como aumentará a transparência entre os diferentes sistemas de educação e formação profissional existentes na Europa.


 Ler mais

RECOMFOR - Rede Europeia para a Educação e Formação Profissional no setor do Comércio

O objetivo geral do projeto é criar uma rede europeia de formação (de nível 4 e 5 EQF/QEQ) para o setor do comércio, numa primeira fase, especificamente para o comércio internacional. Pretende abrir um espaço europeu de formação no qual a mobilidade (em contexto de formação em centros de formação ou em formação em contexto de trabalho) seja uma componente essencial, no respeito pelos princípios ECVET.


 Ler mais

REFERNET

Esta rede é constituída por organizações de educação e de formação profissional dos seguintes países: Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Islândia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia e Inglaterra.


 Ler mais

RESYFAC - Reference System for Facilitators of Learning

O objetivo geral deste projeto é contribuir para o reconhecimento/transparência das qualificações dos facilitadores da aprendizagem no Espaço Europeu concorrendo assim para uma mobilidade mais eficaz destes profissionais através do estabelecimento de um Sistema de Referência a nível Europeu que será a base de um Sistema ECVET para os facilitadores da aprendizagem.


 Ler mais

ROI – Retorno sobre o Investimento na Formação

Este projeto tem como finalidade a conceção, desenvolvimento e implementação de uma metodologia e um conjunto de ferramentas que permitam a todos as entidades que operam no mercado da formação (entidades de formação, empresas, particularmente, PME?s) e outros agentes, avaliar o retorno do investimento em formação.


 Ler mais

SOCIALSME - Sustainability and social responsibility through learning in SME

O projeto tem como objetivo desenvolver uma metodologia e um guia prático sobre sustentabilidade e responsabilidade social orientada para o desenvolvimento da estratégia de negócio das PME s. O projeto visa, ainda, transferir as experiências dos projetos COSORE, Work&Lean e FILIP e usar a aprendizagem organizacional e individual como um método de responder às lacunas, desafios e oportunidades das PME s. Depois da fase de levantamento das necessidades específicas das PME s em cada país da parceria no que concerne às práticas de SME, será desenvolvida uma metodologia orientada para o desenvolvimento da responsabilidade social nas PME s. A metodologia será testada em cada um dos países e disponibilizada nas línguas dos países da parceria (Bulgária, Chipre, Letónia, Lituânia, Polónia, Roménia, Espanha e Portugal). Tendo em conta o feedback do teste em cada país, o projeto irá desenvolver um handbook para consultores de PME s, em formato online, e contendo metodologias que permitam desenvolver o interface entre uma estratégia de negócio sustentável e um sistema de aprendizagem nas PME s, nomeadamente, a metodologia do Balanced Scorecard como ferramenta de apoio ao desenvolvimento de uma estratégia de responsabilidade social nas PME s.


 Ler mais

TIPTOE - Testing and Implementing EQF- and ECVET-Principles in Trade Organizations and Education

Este projeto tem dois objetivos gerais. O primeiro é estabelecer e implementar um método de trabalho no sentido de obter um consenso acerca da ligação entre, por um lado, as profissões e as respetivas qualificações e, por outro lado entre estas profissões e o Quadro Europeu de Qualificações (QEQ) no setor do comércio nos países envolvidos no projeto. O segundo objetivo geral é, através deste método de trabalho, definir um Mapa Europeu QEQ (Mapa EU-QEQ) para o setor do comércio, complementado com um conjunto de Linhas Orientadoras para a interpretação e aplicação dos termos e princípios do QEQ - e ECVET - de forma a que o método em causa seja utilizado tanto para outros setores, como para outros países.


 Ler mais

EuroPeerGuid - European Peer Review in Guidance and Counselling in Adult Vocational Education and Training - a contribution to EQARF implementation

Atualmente, os países da parceria do projeto EuroPeerGuid (Eslovénia, Finlândia, França e Portugal) enfrentam, por um lado, a necessidade de adaptar o seu próprio Sistema de Educação e Formação Profissional e respetivos Sistemas de Garantia da Qualidade no sentido de integrar a Recomendação sobre a Criação do Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais, e por outro lado, a implementação de políticas de Aprendizagem ao Longo da Vida e a correspondente necessidade de assegurar a garantia da qualidade num campo particular das categorias da Educação e Formação Profissional: a Orientação e o Encaminhamento de Adultos na Educação e Formação Profissional.


 Ler mais

MEET - Management E-learning Experience for Training

O projeto visa a implementação de uma prática de formação inovadora (um Business Game - BG ou Jogo de Gestão) e a sua transferência (e adaptação) do país promotor (Itália) para os outros países da parceria (França, Portugal, Holanda, Estónia, Polónia, Roménia e Eslovénia), e em particular, a sua transferência do Ensino Superior para a Educação e Formação Profissional (nível 4 e 5 do Quadro Nacional - e Europeu - de Qualificações).


 Ler mais

ROQET - Caminho para a Excelência na Qualidade da Formação. Competências-chave do Formador no Processo de Ensino-Aprendizagem

O principal objetivo do projeto é contribuir para uma melhoria na qualidade e na inovação dos sistemas, instituições e práticas de educação e de formação profissional, num contexto transnacional. O projeto visa a criação, desenvolvimento e implementação de um sistema de avaliação de competências para formadores de Centros de Formação Profissional, adaptado aos diferentes sistemas de Educação e Formação Profissional (EFP) dos países que participam no projeto, e tendo como referência o Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e a Formação Profissional - EQAVET.


 Ler mais

COPELLL - Lifelong Learning for Competitiveness in Small and Medium Enterprises

Este projeto tem como principal finalidade a sensibilização dos empresários de pequenas e médias empresas para as potencialidades da Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV), divulgando as iniciativas e ofertas de educação e formação existentes em Portugal para este público bem como as boas práticas existentes. O projeto visa, ainda, promover e desenvolver o empreendorismo nacional, contribuir para a sustentabilidade e a responsabilidade social das empresas, em particular, na vertente interna, através da formação e da sensibilização para as vantagens da aprendizagem ao longo da vida.


 Ler mais

EU-MOVE 2

Este projeto tem como objetivo melhorar a garantia da qualidade no âmbito da mobilidade internacional de formandos em contexto de trabalho através da implementação e teste do portal EUMOVE - www.eumoveabroad.eu - nomeadamente no que toca a mobilidade em contexto de trabalho no sector do Comércio. Esta plataforma tem como objetivo disponibilizar diversas ferramentas destinadas a facilitar a mobilidade internacional, e portanto, minimizar as barreiras à mobilidade não só para os formandos, como para as entidades de Educação e Formação Profissional e para as empresas de acolhimento envolvidas. No contexto do projeto EUMOVE II, o desafio está em assegurar a qualidade das empresas de acolhimento registadas nesta plataforma e na criação de uma rede de agentes no países envolvidos no projeto por forma a garantir a qualidade destas empresas.


 Ler mais

G&G2 - Grandparents&Grandchildrens

O projeto visa a promoção e incentivo da literacia digital entre a população idosa permitindo a aquisição de uma cidadania plena na sociedade digital.


 Ler mais

RESLEA - Reduction Early School Leaving of young people

O principal objetivo do projeto é contribuir para o desenvolvimento de abordagens inovadoras e de instrumentos específicos de combate ao abandono escolar precoce, aspeto considerado crucial a uma eficaz participação na Aprendizagem ao Longo da Vida e a uma melhor integração na sociedade.


 Ler mais

O Repositor de Mercadorias e Produtos (Transferência de competências e conteúdos de formação)

O objetivo deste projeto é preencher a lacuna existente no Sistema de Educação e Formação Profissional (EFP) Esloveno no que toca ao Perfil de ""Repositor de Mercadorias e Produtos"" através da transferência de dois países estrangeiros - Portugal e Espanha - do correspondente Perfil Profissional (conhecimentos e competências) e das boas práticas em matéria de Referenciais de Formação. No caso concreto de Portugal, o referencial nacional a considerar é a qualificação de ?Empregado Comercial?, uma das qualificações da área do comércio que integra o Quadro Nacional de Qualificações.


 Ler mais

Local Return - Employability and Skills Anticipation Policies: a Social ROI Approach

O projeto visa criar valor através do crescimento inclusivo, baseado na aquisição de competências e na melhoria das qualificações, ajustadas às novas exigências do mercado de trabalho. O projeto visa, ainda, promover o debate sobre: a crise do emprego nos diversos países envolvidos na parceria; as competências emergentes, orientadas para as necessidades do mercado de trabalho; o papel das diversas partes interessadas enquanto elementos facilitadores de uma melhor articulação entre a oferta e a procura. O principal objetivo do projeto é, pois, calcular o retorno (social) do investimento em políticas ativas de apoio ao emprego e à formação profissional, prevendo um mecanismo de antecipação de competências e de levantamento de necessidades de formação, a nível setorial e local/regional, focado nos resultados de aprendizagem.


 Ler mais

SALM - Competências e Mercado de Trabalho para a Promoção de Emprego Jovem

O projeto SALM visa contribuir para o desenvolvimento de abordagens inovadoras e instrumentos específicos para a redução da taxa de desemprego jovem, bem como dotar os mesmos com as competências adequadas para o Emprego - factor crucial para os objetivos de Empregabilidade e Inclusão Social preconizados pelo quadro estratégico para a cooperação europeia no domínio da educação e da formação (EF 2020) e para uma participação efectiva na Aprendizagem Longo da Vida.


 Ler mais

Coach para Oportunidades Empreendedoras

O projeto tem como principal objetivo formar profissionais envolvidos no reconhecimento, no aconselhamento, na orientação e na promoção de soluções para cidadãos desempregados, trabalhadores séniores e jovens interessados em melhorar e/ou adquirir competências empreendedoras, através do desenvolvimento de um Perfil do «Coach Empreendedor», de um «Passaporte Empreendedor» e de formação nesta área.


 Ler mais

PRALINE - Peer Review in Adult Learning to Improve Formal and Non-formal Education

Este projeto visa o desenvolvimento de iniciativas inovadoras e sustentáveis para apoiar entidades prestadoras de serviços de Educação de Adultos (EA), especialmente as do domínio da aprendizagem não-formal, nas suas abordagens à garantia de qualidade nas suas organizações e nos serviços que prestam.


 Ler mais

ALL-ECOM

O projeto procura abordar o desafio que resulta do desequilíbrio entre as aptidões e competências existentes e as necessárias ao setor do comércio, através da melhoria das qualificações em e-commerce dos recursos humanos do setor, pela via da integração de novas tecnologias na estratégia tanto do comércio retalhista como grossista bem como, através de um contributo para a harmonização a nível nacional e europeu das qualificações e dos referenciais de competências em e-commerce.


 Ler mais

NEETS at Risk

O Projeto NEETS at Risk combina o desenvolvimento de uma metodologia eficaz na identificação de jovens em risco de se tornarem NEETs (jovens que não estão a trabalhar, estudar ou em formação), com uma intervenção inovadora concebida a partir de boas práticas existentes em Portugal, Itália e Espanha, e uma análise de impacto para medir os resultados dos testes piloto a realizar a nível regional/nacional.


 Ler mais

Enhancement of Skills in Retail

O Projeto “Enhancement of Skills in Retail” visa abordar as questões e desafios que limitam a empregabilidade no setor do comércio, melhorando e padronizando a oferta de educação e formação profissional do setor, contribuindo, desta forma, para aumentar a competitividade e qualidade das empresas bem como a motivação e mobilidade dos trabalhadores do setor, a nível europeu.


 Ler mais

QualiTools for IT Trainers

O projeto “QualiTools for IT Trainers” visa melhorar o desenvolvimento profissional de professores e formadores do sistema de Educação e Formação Profissional, reforçando as suas competências transversais adaptadas à formação em TIC


 Ler mais

INTRADE - International Trade Mobility for You

Este projeto surge no contexto do plano de desenvolvimento do CECOA e da sua estratégia de internacionalização que conta com mais de 20 anos de investimento/atividade em projetos nacionais e internacionais de I&D e Inovação, Cooperação e Parceria, bem como fruto das necessidades específicas dos participantes diretos neste projeto.


 Ler mais




Contacte-nos

Lisboa

213 112 400

Porto

223 392 680

Coimbra

239 851 360